Especialidade


cirurgia

Cirurgia da Mão


A Cirurgia da Mão é uma especialidade da medicina que envolve Ortopedia, Microcirurgia (técnica cirúrgica que utiliza microscópi ), Neurologia, Cirurgia Plástica, Medicina Esportiva, Cirurgia Vascular  e demais especialidades necessárias para o bom funcionamento das mãos. Nossas mãos fazem muito por nós. Elas são capazes de uma grande variedade de funções: tocar, agarrar, sentir, segurar, manipular, acariciar e muito mais. Elas são uma parte extremamente importante no comportamento do ser humano. A mão tem funções- extremamente ligadas à expressividade, à habilidade de realizar tarefas e ao sentido do tato. As mãos são dois elos com os seres, com tudo que nos rodeia. As mãos, com o passar dos anos, permitem o exercício da escrita, da digitação e de centenas de atividades ligadas ao uso dos dedos e à mobilidade desses maravilhosos segmentos terminais dos membros superiores.

A mão é um órgão sensitivo-motor que possui 27 ossos interligados que, apesar de pequenos, são fortes e precisos. Além dos componentes ósseos e cartilaginosos, a mão é provida de inúmeros ligamentos, músculos, vasos, nervos e tendões que também estão sujeitos a traumas graves e diversos tipos de doenças. O minucioso conhecimento da anatomia e do funcionamento de todas estas estruturas é necessário para o diagnóstico e tratamento correto das doenças da mão.

Devido às várias funções da mão e sua anatomia delicada e precisa, a Cirurgia da Mão necessita de um profissional especializado capaz de tratar ossos, tendões, nervos, vasos e realizar coberturas cutâneas. Portanto, um profissional capacitado, com residência médica em Cirurgia da Mão e título de especialista reconhecido pela Associação Médica Brasileira e pela Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão.