Informações


cirurgia-da-mao-noticias-600x300-tend-site

Tratamento da tendinite ou tenossinovite

A tendinite é a inflamação do tendão, uma estrutura fibrosa, como uma corda, que une o músculo ao osso. Já a tenossinovite é a inflamação da bainha do tendão. Caracteriza-se pela presença de dor e inchaço do tendão e pode acontecer em qualquer parte do corpo, mas é mais comum em ombros, cotovelos, punhos, joelhos e tornozelos.

Os fatores de risco são falta de alongamento muscular; postura inadequada; movimentos repetitivos, principalmente no uso de computadores e celulares; atividades esportivas em excesso ou material inadequado; doenças autoimunes e também doenças reumáticas.

O tratamento é feito através do uso de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos em conjunto com o tratamento com ultrassom, alongamentos, gelo 5 vezes ao dia (de 5 a 20 minutos), órteses e aplicação de bandagem kinesiotaping. Após melhora do local inicia-se o fortalecimento para prevenção de futuras inflamações.

(O tratamento da tendinite envolve o uso de medicação, órteses, bandagens e outros procedimentos que devem ser indicados pelo médico especialista)

O repouso do membro afetado para a recuperação é muito importante, ou a diminuição das atividades realizadas.

Algumas medidas para evitar que a inflamação ocorra novamente são - correções da postura e melhoria da ergonomia no trabalho, alongamento dos músculos envolvidos e fortalecimento muscular. Outro fator importante é que deve-se respeitar o aviso da dor e adotar pausas durante o trabalho.