Informações
Hanseníase e o tratamento de terapia ocupacional
Na reabilitação e tratamento especializado do paciente com Hanseníase com Terapeuta da Mão ou Terapeuta Ocupacional, o mesmo realiza um teste de sensibilidade com monofilamentos de Semmes Weinstein, teste de força muscular com dinamômetro e são verificadas deformidades articulares.
A avaliação de incapacidades dos membros superiores é de extrema importância para a monitoração do estado atual em que se encontram os pacientes, visando acompanhar a progressão da doença.
A Terapia Ocupacional disponibiliza de conhecimento e recursos terapêuticos que contribuem para a reintegração do paciente na sociedade e na redução das deformidades tão incapacitantes.
Os casos podem ser cirúrgicos ou não cirúrgicos.
Alguns exemplos de lesões:
Esta é uma lesão de nervo radial em que o punho “cai” e o paciente necessita de reabilitação e uso de órtese para retorno da função da mão.
Cada caso é específico de depende da gravidade da lesão nervosa.
Esta é uma lesão de nervo ulnar em que a mão fica em garra, e nervo mediano, que prejudica a função da mão. Este paciente já estava em tratamento de terapia ocupacional há uns meses e por isso realiza pinça com os dedos. O uso de uma órtese específica auxilia na preensão dos objetos.
Quando o paciente apresenta sequelas por não ter procurado tratamento médico e de reabilitação, as articulações ficam rígidas e as mãos não apresentam condições de realizar alguns tipos de preensões de objetos. O terapeuta ocupacional indica tecnologias assistivas, que são adaptações de utensílios de uso pessoal e domésticos, além de adaptações de calçados.
Aqui estão alguns exemplos: