Informações
Lesões nas mãos mais comuns no esporte
Uma das regiões mais importantes do corpo é a das mãos e punhos, que são utilizadas tanto no dia a dia, como no esporte. Esportes como vôlei, handebol, basquete, escalada, boxe, judô precisam quase exclusivamente desta região para um bom desempenho e resultado nos jogos. As lesões podem ocorrer não apenas em decorrência de algum acidente, mas também pelo uso das mãos e punhos em movimentos repetitivos. Por isso, algumas lesões acabam sendo mais comuns no dia a dia de quem pratica esses esportes, por exemplo:
Fratura dos ossos do carpo: A articulação do punho é formada pelos chamados ossos do carpo, formado pelo conjunto de importantes oito pequenos ossos: escafóide, semilunar, piramidal, pisiforme, trapézio, trapezóide, capitato e hamato. A fratura pode ocorrer em um ou mais desses ossos, geralmente causada por uma queda sobre o punho estendido, traumas repetitivos ou pela prática intensa de esportes de grande impacto.
Dedo em martelo: Trata-se de uma lesão provocada por impacto, quando a bola vem de encontro ao dedo, causando uma flexão repentina e bastante acentuada da falange distal. Esse movimento pode provocar a ruptura do tendão extensor do dedo ou ainda uma fratura, impedindo que o paciente consiga estender o dedo – por isso o nome de dedo em martelo.
Fratura do boxeador: Esta é a fratura do colo do quinto metacarpo. Ela é chamada de “fratura do boxeador” porque costuma ser causada justamente por socos ou por outros tipos de traumas violentos com a mão fechada e contra uma superfície dura.
Para evitar lesões nas mãos, tenha um acompanhamento certo com um médico especializado em cirurgia da mão.
Para saber mais, segue os telefones de contato 17 3363 6389 ou 17 3011 9221 ou 17 99733 9221.