Principais patologias
Síndrome do túnel ulnar ou do canal de guyon
É a compressão do nervo ulnar na região hipotenar do punho (região do ligamento carpal palmar até a arcada fibrosa da musculatura hipotenar entre o osso pisiforme e o gancho do osso hamato), canal de Guyon, onde este nervo se bifurca. Com isto aparecem manifestações sensitivas e motoras ( tipo I) , somente motoras ( tipo II) ou somente sensitivas ( tipo III).
Os cistos gangliônicos e outras tumorações de partes moles são responsáveis por cerca de 32% a 48% dos casos de síndrome do canal de Guyon.
Outras causas são:
- músculos anômalos
- tromboses ou pseudoaneurismas da artéria ulnar
- edemas após queimaduras
- artrites inflamatórias
- fraturas, principalmente do gancho do hamato
- atividades esportivas como o ciclismo (o guidão causa compressão externa e tração na região anatômica do canal de Guyon)
Sinais e sintomas:
- dor, dormência, formigamento ou queimação irradiando para o quarto e quinto dedos da mão
- fraqueza e atrofia da musculatura intrínseca da mão
No exame físico atentar principalmente para os seguintes pontos:
- áreas de edema, traumas e tumorações
- realizar a avaliação com monofilamentos de Semmes-Weinstein
- realizar teste motores e avaliar o trofismo da musculatura íntrinseca da mão, principalmente adução/abdução do quinto dedo, sinal de Froment e avaliar a presença ou ausência de dedos em garra
- teste de Allen
Exames complementares podem ser solicitados, tais como: RX, tomografia computadorizada, Doppler, ultrassom, ressonância magnética e eletroneuromiografia.
O tratamento inicial é conservador com imobilização do punho em posição neutra e uso de anti-inflamatórios não hormonais.
Nos pacientes refratários ao tratamento conservador pode ser indicado a exploração cirúrgica desta região.
Para mais informações ou agendamento de consultas, entre em contato através do telefone (17) 3011-9221 ou (17) 99733-9221 - Whastapp